Entenda as diferenças entre o Café Especial e o Café Tradicional.
Em algum momento você já deve ter se perguntado: o que é café especial? Será que é o mesmo café tradicional de sempre com um design mais atrativo?
Felizmente, não.
Chegou a hora de desvendar esse mistério! Por isso, trouxe de forma bem simplificada, explicações sobre café especial. Entender mais sobre o assunto fará com que você se encante ainda mais pelo universo da segunda bebida mais consumida no mundo.
Primeiramente, você precisa compreender que o café é um fruto. Sendo assim você gosta de consumir fruta verde ou podre? Pois é, aqui não tomamos café verde e muito menos podre! Portanto, entenda que café especial, antes de chegar em sua xícara, começa na seleção da fruta madura, o que influenciará totalmente as notas sensoriais da sua bebida.
Além disso, ainda há uma certa complexidade na colheita. Por exemplo, nós estamos em uma região montanhosa aqui de Minas, o Cerrado Mineiro, o que torna difícil utilizarmos uma máquina para fazer esse processo. Neste caso, depende de um ser humano para selecionar manualmente esses frutos.
Veja bem! O café especial é todo aquele que além dos processos citados acima tem notas superior de 80 pontos na escala de pontuação (SCA).
Em outras palavras, são avaliados os seguintes atributos:
Fragrância/aroma;
Uniformidade;
Ausência de defeitos;
Doçura, amargor, acidez, corpo e sabor residual
Harmonia.
O café aqui da Fazenda Cegê passou por todos esses processos e avaliações e foi pontuado com mais de 82 pontos. Por isso nosso café é um café especial.
E ai, você já sabia dessa diferença de um café tradicional para um café especial?
Comments